É considerado o exame de primeira linha no diagnóstico e mapeamento da endometriose. A grande vantagem do ultrassom transvaginal com preparo intestinal é a identificação de focos de endometriose de pequenas dimensões, avaliação da endometriose intestinal (melhor método) e na identificação de aderências, por ser um método dinâmico.
O médico radiologista especialista em endometriose deve possuir amplo conhecimento sobre a anatomia da pelve feminina e sobre os padrões de acometimento da endometriose. É necessário um aparelho de ultrassom moderno e de qualidade, como o Voluson E22, para identificação dos focos de endometriose profunda. O protocolo de exame inclui em todas as pacientes a avaliação transvaginal e abdominal na pesquisa da endometriose.
Orientações para o exame de ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal
Este exame não pode ser feito em mulheres virgens.
O procedimento só é realizado após preparo intestinal específico, descrito adiante.
A ultrassonografia transvaginal pode ser marcada em qualquer fase do ciclo menstrual e em todas as situações listadas a seguir:
• Diante de uso regular de anticoncepcionais;
• Diante de uso de anel vaginal (Nuvaring®);
• Na vigência de qualquer tipo de sangramento (inclusive menstrual);
• Diante do uso de DIU;
• Antes e depois de cirurgias para endometriose. No dia do exame, levar os exames anteriores, se houver (Ultrassonografias, Ressonância Magnética e Histerossalpingografia).
PREPARO:
O preparo deste exame é de extrema importância e deve ser seguido rigorosamente.
Em caso de dúvida, favor contatar a clínica para esclarecimentos.
Na véspera do exame (dia anterior):
1. Tomar 12 gotas de Guttalax® às 8h e mais 12 gotas às 14h.
Obs.1 – Caso o medicamento cause cólicas ou dores abdominais, é possível fazer uso de Buscopan® simples, por via oral, na dose de um comprimido ou, então, de 30 gotas.
Obs.2 – Caso você seja obstipada (mais de 3 dias sem evacuar), sugerimos iniciar o preparo na antevéspera (dois dias antes do exame) mantendo as mesmas orientações da véspera do exame.
Obs.3 – Caso não ocorra nenhuma evacuação até as 21h da véspera do exame, é necessário proceder a limpeza do intestino baixo com o uso de uma bisnaga de Phosfoenema®, que deve ser adquirida em qualquer farmácia e aplicada por via retal, de acordo com as instruções contidas na embalagem do produto.
2. Durante todo o dia manter uma dieta leve que respeite as seguintes restrições:
Alimentos proibidos: leite e derivados, frituras, feijão, grão de bico, milho, lentilha, ervilha, refrigerante, verduras cruas, bagaço de frutas, salada de folhas, sementes e similares, bebidas alcoólicas. Recomenda-se a ingestão de líquidos para evitar a desidratação que pode ocorrer em decorrência do uso de laxativos.
No dia do exame:
1. Manter a mesma dieta leve realizada na véspera do exame.
ETAPA FINAL DO PREPARO (OBRIGATÓRIA).
2. Cerca de no máximo uma hora antes da ultrassonografia, é necessário proceder a limpeza do intestino com o uso de uma bisnaga de Phosfoenema®, que deve ser adquirida em qualquer farmácia e aplicada por via retal, de acordo com as instruções contidas na embalagem do produto.
Obs. 1 – O objetivo de tal etapa é limpar o intestino dos resíduos fecais e gases habitualmente presentes, uma vez que eles podem prejudicar a qualidade da visualização das lesões de endometriose intestinal e atrapalhar a avaliação dos órgãos ginecológicos, principalmente dos ovários. A utilização do Phosfoenema® precisa ser feita, mesmo que o efeito dos laxantes tenha sido intenso.
Obs. 2 – Convém realizar essa parte do preparo preferencialmente na residência, já que o produto não causa dores abdominais importantes, nem um efeito retardado que poderia impossibilitar seu trânsito até o local do exame. De qualquer modo, também existe a possibilidade de fazer o procedimento de limpeza no local do exame. Para tanto, você deve chegar à recepção da clínica com meia hora de antecedência do horário marcado para a ultrassonografia, levando consigo a bisnaga de Phosfoenema® para aplicação.
Obs. 3 – Não há necessidade de ingerir líquidos antes de chegar à clínica, uma vez que a bexiga não precisa estar cheia para a avaliação.
Obs. 4 – Solicitamos que você chegue à clínica com 15 minutos de antecedência.
Obs. 5 – Caso você faça uso regular de algum medicamento, não é necessário suspendê-lo durante o preparo.
3. Fazer jejum de 3 horas antes do exame.
Medicações alternativas ao Guttalax®:
Muvinlax®: dissolver cinco envelopes em 600 ml de água às 8h e às 14h.
Ducolax®: tomar 20 gotas às 08h e 20 gotas às 14h.