Medicina Fetal

Medicina Fetal

O que é Medicina Fetal? Quando um especialista é necessário para acompanhar a gravidez?

O nome já pode indicar o que se trata, mas você sabe o que é Medicina Fetal? Neste post você vai entender tudo sobre essa especialidade médica.

O que é Medicina Fetal?

A medicina fetal, também conhecida como perinatologia, é um ramo da obstetrícia e ginecologia que se concentra no gerenciamento das preocupações com a saúde da mãe e/ou do feto antes, durante e logo após a gravidez.

Os médicos dessa área são especialistas em gravidezes de alto risco, especializados em casos de não-rotina. Por exemplo:

Em outros casos, é o bebê que enfrenta problemas de não-rotina como:

Características do especialista em Medicina Fetal

Um especialista em medicina materno-fetal é um médico que ajuda a cuidar de mulheres com gravidez complicada ou de alto risco.

Estar grávida de gêmeos é considerado uma gravidez de alto risco, então é provável que um especialista faça parte de sua equipe médica.

Esses médicos são obstetras que também completaram 3 anos extras de treinamento em gravidez de alto risco. Eles também são chamados de perinatologistas ou médicos de gravidez de alto risco.

O que um médico de medicina fetal faz

Um médico especialista da área de medicina fetal:

Por que você pode precisar de um médico de medicina fetal?

Se houver um disponível perto de você, você provavelmente verá um médico de MF desde que descobrir que está grávida de gêmeos, uma vez que é uma gravidez de alto risco.

Seu especialista também ajudará a gerenciar qualquer um desses problemas:

Seu especialista em medicina fetal também pode ajudar se:

Trabalhar com um especialista em medicina fetal durante a gravidez pode ajudá-lo a se sentir confiante de que você e seus bebês estão recebendo o melhor atendimento possível.

Outros razões pelas quais você pode precisar um médico de medicina fetal são:

Como um médico de medicina fetal trabalha com sua equipe de gravidez

Dependendo da sua situação, o médico de medicina fetal pode gerenciar seus cuidados diretamente ou consultar outros provedores da sua equipe. Um especialista pode:

Como escolher um especialista em Medicina Materno-Fetal

A maneira mais eficiente de procurar um médico de medicina fetal é procurar um profissional especializado em sua condição médica específica.

Quando um departamento de Medicina Fetal se organiza por especialização, cada médico vê um grande volume de pacientes com a condição em que se especializam.

Em muitas instituições médicas, um ginecologista-obstetra gerencia o atendimento de pacientes grávidas. Neste modelo, um especialista em Medicina Fetal é normalmente reservado para as consultas.

Um médico de medicina fetal que pratica dentro de um grande ecossistema médico pode encaminhar pacientes imediatamente para especialistas em medicina interna que podem ajudar a avaliar, tratar e monitorar pacientes com condições pré-existentes ou complicações associadas à gravidez.

Terapêutica fetal

Com o desenvolvimento dos métodos de diagnóstico em Medicina Fetal, é possível identificar inúmeras condições clínicas que acometem o feto, e que algumas vezes, colocam em risco a sua saúde. Para esses casos, é necessário a adoção de tratamentos ainda na vida intrauterina, com o objetivo de otimizar o desenvolvimento fetal.

Os tratamentos em Medicina Fetal são classificados em clínicos e cirúrgicos. Recomendamos agendar uma consulta de Aconselhamento em Medicina Fetal para confirmação do diagnóstico e planejamento para a realização do procedimento. No dia do atendimento é importante que a paciente traga os exames laboratoriais e de imagem realizados durante a gestação.

Todos os membros da nossa equipe multidisciplinar de Centro de Tratamento Fetal desempenham um papel fundamental no seu tratamento. Nossa equipe se reúne para discussão de casos clínicos e evolução dos pacientes durante o tratamento que estão sendo submetidos com o objetivo de tornar as intervenções fetais ainda mais eficazes.

A abordagem multidisciplinar que usamos combina a experiência de profissionais de programas estabelecidos em Medicina materno-fetal, neurocirurgia pediátrica, cirurgia pediátrica, neonatologia, anestesia, infectologia, cardiologia pediátrica, genética clínica, radiologia, psicologia e enfermagem.

Confira abaixo algumas das condições mais comuns que avaliamos e tratamos:

♦ Incompatibilidade sanguínea (Rh, Kell e outras)

♦ Anomalias da gestação múltipla (crescimento e desenvolvimento fetal assimétrico, síndrome da transfusão feto-feto (STFF), síndrome da anemia e policitemia (TAPS), gêmeo acárdio (TRAP), gêmeos conjugados)

♦ Distúrbios do volume do líquido amniótico (oligoâmnio e polihidrâmnio)

♦ Infecções congênitas (Toxoplasmose, Citomegalovírus, Rubéola, Hepatite B e C, Herpes, Sífilis, HIV, Zika, Coxsackie B, Parvovírus, Varicela, Caxumba, Influenza, Covid-19 entre outras)

♦ Malformações do sistema nervoso (hidrocefalia, microcefalia, mielomeningocele, encefalocele, cistos cerebrais, anomalia de Dandy-Walker, aneurisma da veia de Galeno, agenesia de corpo caloso, tumor cerebral)

♦ Anomalias cardíacas (distúrbios do ritmo cardíaco fetal (arritmias), malformações (hipoplasia do coração esquerdo, defeitos septais e valvares, anomalias das vias de saída, coartação da aorta), tumor cardíaco.

♦ Anomalias torácicas e do pescoço (derrame pleural, cisto pulmonar, malformação cística-adenomatosa, sequestro pulmonar, hérnia diafragmática, obstrução congênita das vias aéreas (CHAOS), bócio fetal, higroma cístico do pescoço, linfangiomas)

♦ Anomalias digestivas e da parede abdominal (atresia esofágica e intestinal, cisto abdominal, onfalocele, gastrosquise, hérnia umbilical e ascite fetal)

♦ Anomalias gênito-urinárias (hidronefrose, uropatia obstrutiva baixa, displasia renal, extrofia vesical, cisto de ovário, anomalias da genitália externa)

♦ Tumores fetais (teratoma sacro-coccígeo e de outras localizações, tumor cardíaco, renal, supra-renal e cerebral).